Free songs
ContatoTel: (32) 8886-2915

Cupim

CUPINS

Geralmente aparecem e se hospedam em rodapés, batentes, móveis, telhados ou qualquer canto que tenha madeira em ambiente seco. Existem também outro tipo de cupins que são os "subterrâneos". Estes constroem túneis nas paredes formando colônias com milhares ou até milhões de insetos. Para evitar este problema, faça inspeções periódicas em ambientes propícios de seu aparecimento.

Dicas Preventivas:

medida importante que pode ser tomada é apagar as luzes na época de revoada de Aleluias ou Siriris, pois estes insetos são atraídos pela iluminação e podem infestar as residências. Além disso, é interessante utilizar madeiras como peroba rosa, jatobá e a maçaranduba, que não são atacadas por cupins, pois seu cerne (porção central do tronco) apresenta compostos químicos que deixam as madeiras resistentes a esses ataques.
Algumas formas de saber se sua casa está com cupim:

Para identificar a presença de cupins em instalações domiciliares deve-se observar a ocorrência de um pozinho marrom, que são as fezes dos cupins e um indício direto do seu ataque.

As espécies que habitam mobílias e madeiras em geral instalam-se nesse material e produzem cavidades que são ligadas umas às outras. Ao escavar, formam túneis que são cobertos com cera protetora, que periodicamente é retirada para a remoção de suas fezes. É nesta fase que se dá o aparecimento do pó de coloração marrom.

A estrutura da madeira se torna tão fina que se quebra com facilidade. E sempre há orifícios circulares que ligam as cavidades com o exterior.

Outra forma de verificar a existência de cupins é quando há asas perto de objetos de madeira, pois estes insetos após se reproduzirem, perdem suas asas.

Muitas pessoas aplicam cupinicidas nos túneis achando que assim irão exterminar os insetos, no entanto, na maioria das vezes, o inseto não está ao alcance da aplicação.

Curiosidade:

Grama miguada e amarelada, pode ser sinal de cupim de grama!
Os cupins podem destruir a grama, eles agem geralmente é durante a noite, o indicado para fazer a aplicação de remédios é durante a tarde para que ao procurarem a grama o remédio entre em contato direto com os cupins. O ideal é fazer um trabalho de prevenção no combate de cupins antes de plantar a grama.

esclerotinea

slogan